Blog Coagrosol

Água no Sertão

escrito em 25 de setembro de 2020

Blog Coagrosol

Períodos de estiagem tem se tornado cada vez mais comuns na área de atuação da cooperativa, o que pode prejudicar o desempenho de algumas culturas como a goiaba. Para sanar o problema dos produtores, manter a qualidade da fruta e atender a demanda crescente do mercado surgiu o Programa Água no Sertão.

 



Com início em maio e finalização neste mês de setembro o programa contemplou inicialmente quatro produtores de goiaba orgânica que tem a estimativa de conseguir aumentar o rendimento de seus pomares em 33%.


“Executamos o projeto desde a captação de água com a perfuração e financiamento dos poços artesianos, passando pela linha de distribuição e derivação. Para cada propriedade foram realizados os cálculos correspondentes à área de abrangência e quantidade de frutas plantadas”, explica Gustavo Silva, engenheiro supervisor do programa, que complementa; “Um ponto muito interessante de destacar foi o sistema de gotejamento autocompensante utilizado, uma tecnologia israelense que é o que temos de mais moderno e eficaz no mercado. Independente da seca que estamos passando, agora a água está chegando nestes pomares”.