Blog Coagrosol

De geração em geração

escrito em 13 de março de 2018

Blog Coagrosol A família Ponsoni já está preparando sua terceira geração no campo. A tradição começou com o avô, passou para os filhos e hoje os netos estão assumindo essa responsabilidade. 

O cooperado Valdir Ponsoni, 52, nasceu no sítio e desde cedo aprendeu com o pai as técnicas de produção de frutas. “Eu e meu irmão seguimos os passos dele, houve muita mudança na agricultura nos últimos tempos, mas estamos atentos para continuar produzindo e vivendo da terra”.

Hoje eles produzem laranja, manga, abacate e alguns alimentos em estufa como tomate e pepino. “Temos uma propriedade pequena e vimos os vizinhos arrendando suas terras para indústria da cana-de-açúcar, e eu não queria acabar assim, então, depois da crise da laranja, percebi que era preciso diversificar as culturas”, conta Valdir. 

Valdir conhecia produtores que faziam parte da Coagrosol e foi convidado para entrar na cooperativa. “A indústria já não tinha interesse no pequeno produtor, não estávamos conseguindo vender bem nossa produção, compreendemos a importância de unir forças e foi a decisão certa. Hoje vendemos nossa produção a preços melhores, temos suporte técnico e financeiro da cooperativa para compra conjunta de insumos e a assistência técnica que faz muita diferença”, esclarece o produtor. 



Ser um cooperado Fairtrade para Valdir teve gosto de aprendizado, ele precisou aprender trabalhar dentro de critérios internacionais e transmitir conhecimento para seu irmão e sobrinho que trabalham juntos na pequena propriedade. 

Valdir é um dos cooperados que estampam as novas embalagens do suco Direto da Fruta, para ele, uma participação muito gratificante. Estar na embalagem junto com outros colegas é importante para mostrar aos consumidores a verdadeira “face” do produtor rural, divulgar nossa cultura é fundamental”. 

Grato por poder seguir trabalhando em família e ver seus filhos recebendo suporte do premio do Comercio Justo para estudar é muito gratificante. “Poder proporcionar o que cada um deles quer ser é muito gratificante. Espero daqui pra frente cada vez mais nos fortalecer perante a cooperativa, desejo que ela cresça, que ela possa oferecer produtos cada vez melhores aos consumidores e assim melhore nossas condições de vida”, finaliza o produtor. 

Valdir e toda sua família, como membro Fairtrade da cooperativa recebe muitos benefícios do prêmio como por ele relatado, assim como os demais membros que buscam um condição melhor de vida para sua família.