Blog Coagrosol

Dona de si mesma

escrito em 28 de junho de 2019

Blog Coagrosol

Maria Innocente Sanches é a cooperada com mais idade na Coagrosol e, no auge de seus 91 anos nos presenteia com um lindo relato sobre cooperativismo, o papel da mulher e o valor da independência.

            Dona Maria mora desde os dois anos de idade no mesmo bairro em que vive hoje. Ali conheceu o marido e aos 19 anos casou-se. Da união vieram três filhos, seis netos e cinco bisnetos.

             “Quando eu era jovem não era comum mulheres terem os mesmos direitos de herança que os homens, mas meu pai foi muito justo e eu herdei parte das terras da minha família”, diz Maria, que complementa; “Eu amo morar no sítio, a terra sempre foi o meu sustento e foi com ela que criamos nossos filhos, os estudamos e permitimos que eles tivessem um bom futuro”.

            “Antes de migrarmos para o citrustivemos roças de arroz, café e milho. E sempre procurando alguma cooperativa para fazer parte, eu gosto da ideologia do cooperativismo: a união, o pensar junto, eu acredito que quando estamos unidos somos mais fortes e chegamos mais longe, pra mim sempre deu certo”, diz ela, que complementa; “Hoje na Coagrosol temos assistência técnica, sempre vendemos melhor nosso produto, temos convênio médico e assessoria para as melhorias necessárias em nossa propriedade”.

Viúva há 35 anos ela tomou as rédeas da sua propriedade, hoje recebe a ajuda do filho Jaime, mas é presença sempre confirmada nas reuniões e assembleias da cooperativa, para ela estar por dentro dos assuntos é fundamental; “Incentivo as outras cooperadas e esposas dos cooperados a participar, lugar de mulher também é entendendo dos seus negócios”.

 “Tenho minha vida social, gosto de me divertir e me sinto muito privilegiada. Tenho saúde, meus filhos e família me amam, sempre há pessoas boas ao meu redor. Como qualquer pessoa já tive minhas dificuldades, mas sou muito grata pela vida que tenho”, finaliza ela.