Blog Coagrosol

O que é cooperativismo

escrito em 16 de julho de 2019

Blog Coagrosol

De acordo com a definição da Organização das Cooperativas Brasileiras, cooperativismo é “um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo”.

Cooperativismo é mais do que um modelo de negócios, é uma ideologia que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, com oportunidades iguais para todos os seus membros.

No caso das cooperativas agrícolas como a Coagrosol, nossa principal missão é ajudar os cooperados a comercializar suas produções da melhor maneira possível.

Dessa forma, nesse tipo de organização a gestão é democrática e participativa, respeitando as pretensões de todos os associados e o bem comum da cooperativa. Há um estatuto, uma diretoria e todas as decisões devem ser tomadas através de assembleias.

 

Tipos de cooperativa

 

            É possível criar cooperativa de quase tudo, basta que pessoas com os mesmos interesses se encontrem, se organizem e respeitem os princípios básicos do cooperativismo. Mas há 13 tipos atuantes no Brasil:

 

1-    Cooperativas agropecuárias: na qual se enquadra a Coagrosol; 

2-    Cooperativas de consumo: para compra conjunta de associados;

3-    Cooperativas de crédito: são como instituições financeiras e têm seu funcionamento regulamentado pelo Banco Central;

4-    Cooperativas educacionais: organizações que prestam serviços educacionais por preços melhores que uma escola comum;

5-    Cooperativas habitacionais: possuem objetivo de adquirir residências mais acessíveis aos cooperados;

6-    Cooperativas de infraestrutura: atendem direta ou indiretamente os associados com serviços essenciais de infraestrutura;

7-    Cooperativas de mineração: viabilizam a pesquisa, a extração, a lavra, a industrialização, a comercialização, a importação e a exportação de produtos minerais.

8-    Cooperativas de produção: formada por trabalhadores de determinada categoria, envolvidos na produção de um determinado tipo de bem;

9-    Cooperativas de saúde: formada por profissionais de saúde e oferecem vantagens aos associados.

10- Cooperativas sociais: reúnem pessoas que precisam ser tuteladas ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.

11- Cooperativas de trabalho: formada por categorias específicas de trabalhadores, com intenção de conseguirem melhores condições de trabalho.

12- Cooperativas de transporte: prestam serviços de transporte de carga e de passageiros.

13- Cooperativas de turismo e lazer: prestam serviços turísticos, culturais e de entretenimento.

 

Princípios do cooperativismo

Para que a associação seja considerada cooperativismo é preciso que ela siga alguns princípios, como:

 

·      Adesão livre e voluntária: antes de assinar sua adesão o associado deve saber todos os seus direitos e deveres como um cooperado;

·      Participação econômica dos associados:aqui fazemos isso através da compra conjunta de insumos (que gera vantagens econômicas), a garantia da colheita de sua fruta e o pagamento do preço justo e divisão de lucros;

·      Educação, treinamento e informação:ofertamos novos conhecimentos através de cursos, treinamentos e palestras;

·      Controle democrático pelos sócios: todas as decisões são tomadas em assembleia, através de votação;

·      Cooperação entre cooperativas: realizamos ações culturais e educacionais em parcerias com outras cooperativas;

·      Compromisso com a comunidade: além de eventos educacionais na cidade, hoje somos apoiadores de um projeto social e esportivo.


Sejamos todos cooperativa

 

O cooperativismo já conseguiu provar sua competitividade de mercado e por isso se mantém em crescimento constante no Brasil, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do país.